14 de maio de 2007

esperança


Eu sou índio
porque me chamaram assim os homens brancos
quando chegaram a esta terra nova

Eu sou índio
por erro dos homens brancos
quando chegaram a essa terra e governaram meus avós

Eu sou índio
porque assim me apontaram os homens brancos
para poder me dominar e discriminar

Eu sou índio
porque assim chamaram os brancos
a todos os homens deste continente

Eu sou índio
e agora me orgulha essa palavra
com que ontem me desprezaram os homens brancos

Eu sou índio
e agora não me entristeço que assim me chamem
porque sei do erro histórico dos brancos

Eu sou índio
e agora sei que tenho minhas próprias raízes
e meu próprio pensamento

Eu sou índio
e agora sei que tenho meu próprio rosto
minha própria visão e meu próprio sentimento

Eu sou índio
e agora sei que sou verdadeiramente americano
porque falo o idioma, a língua de meus avós

Eu sou índio
e agora se alegra muito meu coração
porque chegou um novo dia , um novo amanhecer

Eu sou índio
e agora sinto que logo acabará essa tristeza
e outra vez poderá rir meu coração e ser mais forte

Eu sou índio
e agora posso contemplar a beleza da dança
e escutar a música e a canção

Eu sou índio
e agora posso ver e escutar
novamente aos anciãos

Eu sou índio
e agora volto a enraizar-me na terra
nossa mãe terra.

(autor desconhecido)

Nenhum comentário: