Visões de George Catlin
George Catlin nasceu em Wilkes-Barre, Estados Unidos da América, em 1796, e teve como formação principal o Direito. Segundo o site Faroeste Rocco, em 1828 o advogado George Catlin estava na Filadélfia quando se deparou com um grupo de índios em visita à cidade. O fascínio exercido pela visão destes nativos com suas belas roupagens fez com que ele dedicasse boa parte da década seguinte a pintá-los in loco em suas aldeias ou nas pradarias quando se dedicavam à caça. O périplo de Catlin foi impressionante, se desdobrando entre as áreas correspondentes aos atuais estados do Wisconsin, Minnesota, Oklahoma, Arkansas, Dakota e Montana. Iniciou na pintura com retratos e depois viajou muitos anos e estudou nesse período os índios da América do Norte (e do Sul). Pintou retratos de índios das Américas e foi o precursor das campanhas pela preservação das tribos. Em 1831 estava entre os Mandan e através de seu registro etnográfico documentou o ritual de tortura conhecido como O-Kee-Pa. No ano seguinte, do alto de seu renome propõe a idéia da criação de parques nacionais nos quais os índios e a paisagem selvagem poderiam ser preservados. George Catlin também escreveu longamente sobre a cultura indígena, tratada por ele em uma dezena de livros, entre os quais o clássico North American Indians. publicado em 1841, que foi ilustrado com cerca de 300 gravuras de sua autoria. George Catlin faleceria em Jersey City, Estados Unidos, em 1872.
O importante conjunto de pinturas que reuniu teve seu valor artístico e antropológico reconhecido ainda no século XIX, ao ser incorporado ao acervo do Smithsonian American Art Museum na década de 1870. Destacamos como de especial interesse o retrato dos medicine-men (xamãs) em transe ritual:
O importante conjunto de pinturas que reuniu teve seu valor artístico e antropológico reconhecido ainda no século XIX, ao ser incorporado ao acervo do Smithsonian American Art Museum na década de 1870. Destacamos como de especial interesse o retrato dos medicine-men (xamãs) em transe ritual:
Mandan Medicine Man Mah-To-Hah "Old Bear" by George Catlin
Stu-mick-o-súcks, Buffalo Bull's Back Fat, Head Chief, Blood Tribe, Blackfoot/Kainai, 1832.
Oil on canvas, 29 x 24 in. Smithsonian American Art Museum.
Oil on canvas, 29 x 24 in. Smithsonian American Art Museum.
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