1 de junho de 2007

Algumas águias das Américas

Águia-Calva - Haliaeetus leucocephalus. A impressionante ave nacional dos Estados Unidos é a única águia que ocorre apenas na América do Norte. Membro da família de águias marítimas, ela consegue detectar um peixe a uma distância de quase 2 quilômetros, e aparece com freqüência em áreas onde o salmão é comum. Cerca da metade as 70 mil águias selvagens são encontradas somente no Alasca. Foram registrados casos de águias famintas que se afogaram na tentativa de carregar peixes muito pesados, que não se recusavam a abandonar. Estas águias vivem com um único parceiro por toda a vida. Elas constroem ninhos de até 2 metros entre árvores, perto de rios e praias, e podem usar o mesmo ninho ano após ano. Alguns espécimes são conhecidos por viver até 30 anos em liberdade.

Águia-dourada - Aquila chrysaetos. É encontrada na Eurásia, África do Norte e América do Norte que compreende o norte central do México e os Estados Unidos ocidentais, além de Canadá e Alasca..

Águia-chilena, Geranoaetus melanoleucus, sobre o canyon do Colca, no Peru. Foto de Walter Wust.

Águia de Crista - Spizaetus ornatus. Se encontra do leste do México até o nordeste da Argentina e sudeste do Brasil.

Águia Viúva - Spizastur melanoleucus. Encontrada do sul do México até o norte da Argentina.
foto: Pablo Rodríguez

Águia Pescadora - Pandion haliaetus. Ave de rapina, mede 61 cm. Cabeça branca e uma mancha negra que se estende ao redor dos olhos. Se encontra próximo a corpos de água: zonas de rios, lagos, lagoas e ambientes marinhos. Se alimenta quasi exclusivamente de peixes. É uma ave migratória de origem norte-americana que habita em quase todas as partes do planeta. No Peru se apresenta entre os meses de setembro e abril.

Nenhum comentário: