4 de junho de 2007

Os beija-flores guardiães da Nação Hopi

Um Tocha Hopi (Beija-flor Kachina), datação desconhecida, esculpido e pintado em raiz de algodoeiro - Museu de Antropologia da Universidade de Michigan, Estados Unidos. Um Kachina das Danças Kiva no inverno e Danças Soyohim na primavera.

Um "tótem" é uma figura, escultura, ou outra representação de um animal (ou planta) usada pelos ameríndios como representação simbólica de um atributo ou crença. O emblema para um clã ou tribo é muitas vezes um tótem que de algum modo sobrenatural protege seus membros. O tótem Hopi do beija-flor representa a beleza, como curar com flores, com risadas, com satisfação e com a proteção do ambiente.


"Kachina" significa "ser espiritual." Durante séculos, nativos norte-americanos - especialmente no Sudoeste - estiveram esculpindo bonecos Kachina como ferramentas de ensino para suas crianças. Na "Kiva" (recinto cerimonial, os anciãos da tribo se comunicavam com os espíritos. O que os espíritos ensinavam aos anciãos era então ilustrado aos demais através das esculturas de bonecos Kachina. Bonecos Kachina, assim como os Dançarinos Kachina humanos, são representações visuais dos espíritos invisíveis que prestam assistência nas agruras da vida. Existem espíritos Kachina para todos as finalidades - talvez uns 900 tipos diferentes já foram documentados.


Para compreender os bonecos Kachina dos Hopi, precisamos compreender algo de seu propósito. Originalmente esses bonecos eram, e continuam sendo, feitos para serem dados como presentes às crianças Hopi para que estas aprendam sobre os diferentes Kachinas e as histórias e significado religioso ligadas a cada um deles. Kachinas são seres espirituais que vivem sobre as montanhas San Francisco no Arizona e outras montanhas sagradas do sudoeste norte-americano. Durante o período que começa com o Solstício de Inverno em dezembro e se estende até mediados de Julho, dançarinos mascarados, iniciados dos vários clãs da nação Hopi, representam estes espíritos. Homens personificam tanto os espíritos masculinos como os femininos, e quando um iniciado veste a máscara de seu Kachina, ele se torna a representação desse espírito. Durante as danças de abertura, os Kachinas dançam na praça da aldeia ou entre as kivas distribuindo os bonecos Kachina, arcos de brinquedo, chocalhos, frutas e guloseimas para as crianças nos intervalos.

Kachinas podem ser espíritos de divindades, animais, ou mesmo membros falecidos da nação conhecidos por talentos ou proezas especiais. Um desses Kachina, He-e-wuhti, usa um rosto negro de guerreiro. Ela é poderosa e terrível de encarar. Ela segura um arco e seu cabelo é preso de um lado da forma espiral usada pelas moças Hopi. Do outro lado seu cabelo é solto e caído, dando o aspecto de como ela foi encontrada como se sua mãe estivesse penteando seu cabelo quando o inimigo atacou sua aldeia. Os homens estavam trabalhando nos campos e essa jovem donzela se adiantou para tomar o arco de seu pai e liderar as mulheres em uma valente defesa da aldeia enquanto os homens podiam chegar para a batalha e bater o inimigo. Este Kachina é tão poderoso que os Kachinas batedores afastam os espectadores de seu caminho para não deixá-los serem machucados por seu espírito.

Os que personificam os Kachinas dão aos espíritos uma forma que lhes permite interagir com os humanos e podem ser vistos então como intermediários entre a nação Hopi e os próprios espíritos. Quando os Kachinas estão presentes, eles estão constantemente propiciando preces pelos espectadores que joguem pólen de milho nos dançarinos quando eles passam ou são encontrados. Desse modo as bençãos entre os Kachinas e o povo podem ser trocadas antes que os Kachinas regressem aos seus lares de verão nas montanhas. As danças na praça já estiveram abertas a todos antes, mas devido aos costumes ignorantes e algumas vezes repreensíveis de um crescente grupo anual de turistas, todas as danças agora estão fechadas para o público.

Prancha XVI: "Totca, o Beija-Flor, possuía uma cabeça redonda pintada de azul, com bicos longos apontados. A parte dorsal do corpo é de cor verde, e a ventral amarela. A seqüência de penas sob os braços são asas, com um movimento das quais o vôo do pássaro é imitado."Fewkes, J.W. 1903. Kachinas Hopi (desenhados por artistas nativos). 21st Annual Report of the Bureau of American Ethnology, Smithsonian Institution, pp. 93-94.

Fontes:
"The Hummingbird Project" e "A Short History of Native American Kachinas".

Nenhum comentário: