27 de junho de 2007

Jogos Interculturais

Jogando futebol com a cabeça: o Jikunahati

Começam hoje os Jogos Interculturais Índigenas do Mato Grosso, em Campo Novo dos Parecis, com a presença da tocha olímpica dos Jogos Pan-Americanos a serem realizados no Rio de Janeiro no próximo mês. Além da cerimônia terena do Fogo Ancestral, que aconteceu ao se acender a pira olímpica, a nação indígena Assurini, de Tucuruí - Pará, foi especialmente convidada para apresentar o Hino Nacional Brasileiro em idioma Tupi-Guarani.

Segundo a Redação 24HorasNews, participarão cerca de 400 atletas indígenas, de 10 etnias. São elas: Bakairi, Enawenê-Nawê, Manoki, Nhambikwara, Paresi Haliti, Rikibaktsa, Umutina e Xavante. Como convidados especiais estarão presente ainda os Assurini-PA e Terena-MS, que farão apresentações especiais nas cerimônias culturais. Ao todo, serão onze modalidades esportivas: Arco e Flecha, Natação, Lutas Corporais, Canoagem, Arremesso de Lanças, Cabo de Força, Corrida de Tora, Corridas - Velocidade (100mts), 4x 100m, Resistência (5.000 metros), Futebol de Campo e as tradicionais Jikunahati, uma espécie de futebol em que o chute só pode ser dado usando a cabeça, e Tihimore, um jogo tradicional praticado pela etnia Pareci do estado de MT, que se assemelha ao boliche.

No dia 27, além da abertura oficial do evento, acontece também o tradicional ritual do fogo indígena às margens do Rio Sacre, na Aldeia Quatro Cachoeiras, terra indígena Utiariti, do povo Wenakalati Zalakakua Wamolu. A cerimônia, marcada para às 9h48, marca a rota da tocha dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, que passará ao todo por 28 capitais e 22 localidades brasileiras, totalizando 51 pontos de passagem. Será um momento único, histórico e marcante sob o aspecto desportivo e cultural para as populações indígenas do Brasil.

Não deixe de visitar o site Jogos Indígenas do Brasil. Fonte das imagens: BBC Brasil

Nenhum comentário: