13 de janeiro de 2008

Imagens do indígena brasileiro

Jean Baptiste Debret: 'Dance de Sauvages de la Mission de S. José', litografia.

Uma exposição em Zurique, na Suíça, traz uma coletânea de ilustrações do Brasil nos séculos 18 e 19 e mostra como o público europeu viu o país na época. Intitulada "Expedição Brasil - imagens de pesquisa e suas transformações nos séculos XVIII e XIX", ela mostra como europeus viam o maior país da América Latina, uma terra desconhecida para a maior parte das suas populações. Outro objetivo do evento é também questionar estereótipos históricos do Brasil.

Alfred Heiler: Índios Coroados, Curitiba. Fotografia de 1876

A exposição "Expedition Brasilien - Forschungsbilder und ihre Umwandlungen im 18./19. Jh." mostra como as ilustrações de fundo etnológico mudaram através dos tempos e também como elas foram apresentadas ao público europeu. Essas e outras gravuras, aquarelas, tapeçarias e fotografias são parte da singular exposição montada no Museu Etnográfico da Universidade de Zurique. "Nossa idéia era mostrar como o trabalho realizado pelos artistas que acompanhavam as expedições eram transformado para a exibição pública. Para construir uma figura idealizada, eles chegavam a incluir novos elementos em cenários tropicais ou até mesmo retocar fotos", explica a curadora Beatrice Kümin.

As imagens exibidas em Zurique foram emprestadas de vários museus, centros de pesquisa e bibliotecas na Europa. Para Beatrice Kümin, também autora do livro da exposição, as imagens realizadas na época "contam muito sobre o sentimento de superioridade em relação às culturas nativas e também refletem as ideologias da época, mas também são documentos valiosos de uma cultura do passado".

Para se ler mais a respeito da "construção da imagem do índio" no Brasil, sugerimos: "Imagens de índios do Brasil: o século XVI", de Manuela Carneiro da Cunha, e "As raízes de uma planta que hoje é o Brasil: os índios e o Estado-nação na era Vargas", de Seth Garfield (Bowdoin College).

Albert Frisch: Cabana às margens do rio Japurá, Amazonas. Fotografia de 1867.

Nenhum comentário: