12 de janeiro de 2008

Retomadas

Na cidade mexicana de Oaxaca, reunidos em junho de 2006, os delegados e assistentes ao VIII Festival Internacional de Cine e Vídeo dos Povos Indígenas, e ao V Encontro de Comunicadores Indígenas, elaboraram e subscreveram a "Declaração de Oaxaca", a qual termina dizendo:

"Nos pronunciamos pelo reconhecimento dos direitos que têm os povos e nacionalidades indígenas, assim como as organizações sociais, de contar com seus próprios espaços e tempos nos meios massivos de comunicação.

Nos pronunciamos pelo fortalecimento do processo de capacitação e formação de comunicadores indígenas das novas gerações, capacitação enraizada em sua identidade, sua cultura e sua cosmovisão.

Nos pronunciamos pela unidade e integração de todos os povos indígenas da América Latina e do mundo, e pela construção de um modelo de vida e de economia baseados na solidariedade, na reciprocidade e na relação harmoniosa com a natureza, que substitua a feroz e cruel ditadura do mercado. Para a construção deste modelo de vida, a comunicação, o vídeo, o cine, são ferramentas fundamentais."

Para 2008, a CLACPI (Coordinadora Latinoamericana de Cine y Comunicación de los Pueblos Indígenas) está organizando a nona versão deste importante festival para realizar-se na Bolívia em setembro:

"Os Povos Indígenas Originários e Camponeses da Bolívia CONVIDAM aos povos indígenas do mundo, às organizações irmãs de todo o continente, aos coletivos de comunicadoras e comunicadores identificados com os povos indígenas e a todas as pessoas e organizações que produzem, fomentam e difundem o cinema e o vídeo dos povos indígenas, originários e camponeses, a participar ativamente no NONO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS POVOS INDÍGENAS, que celebraremos em La Paz e Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, de 11 a 20 de setembro de 2008.

Por meio deste evento e da mobilização gerada em seu entorno buscamos afirmar o pleno reconhecimento social, político e cultural dos povos indígenas; ressaltar o valor da imagem e da comunicação para celebrar um mundo plural no qual os povos indígenas possamos construir o futuro que buscamos; motivando a produção de obras cinematográficas e videográficas que dão voz e que retratam dignamente a nossos povos; e também fortaleceremos os laços que unem às e aos comunicadores indígenas e não-indígenas de todo o mundo lutando por um mundo mais justo e pelo pleno reconhecimento de nosso direito à autodeterminação.

Queremos compartilhar com todos vocês nossas culturas, experiências e projetos, conhecer suas propostas e pontos de vista.

BASES DO FESTIVAL: Data limite para inscrição de obras: 16 de maio de 2008.
Os filmes e vídeos serão selecionados e premiados de acordo com os seguintes critérios:

*Refletir o direito dos povos indígenas, originários e camponeses à liberdade e à autodeterminação.
*Fomentar o respeito e dignidade dos povos indígenas.
*Alertar e denunciar a violação de direitos, perseguição e genocídio sofrida pelos povos indígenas.
*Promover a eqüidade de gênero e os direitos da mulher indígena.
*Aportar ao fortalecimento da identidade e da cultura indígenas.
*Ressaltar as expressões culturais em situação de desaparição e/ou assimilação.
*Contribuir aos processos organizativos e de luta dos povos indígenas.
*Expressar a noção de desenvolvimento a partir da perspectiva indígena.
*Promover o diálogo intercultural.
*Defender o direito à comunicação e à utilização criativa de recursos estéticos e narrativos.

PRÊMIOS E MENÇÕES: Se entregarão 5 prêmios em obras de Arte Indígena e se entregarão prêmios em equipamiento audiovisual. De igual forma se entregarão Menções Especiais que os Jurados considerem necessário outorgar como incentivo aos processos de criação e produção.

PARTICIPANTES E TEMAS: Poderão participar produções de cinema e vídeo que exponham qualquer tema em torno a aspectos econômicos, culturais, organizativos, sociais e políticos dos povos indígenas.

GÊNERO / FORMATO / SISTEMA: O Festival está aberto a todos os gêneros excluindo programas comerciais. De acordo a critérios operativos, os organizadores agruparão os trabalhos nas seguintes categorias de seleção:
-Ficção;
-Documentário;
-Documentário-Ficção;
-Animação;
-Experimental.

CINEMA: Os Formatos aceitos são: 35 MM, 16 MM, SUPER 8 MM

VÍDEO: HDV, DIGITAL (Mini DV DVCAM DVCPRO), BETACAM, S-VHS, VHS. De preferência as obras de vídeo devem ser apresentadas em Sistema NTSC, ainda que se aceitem outros SISTEMAS.

Não se considerarão produções que de maneira direta promovam partidos políticos ou instituições governamentais ou não-governamentais.

IDIOMA: Se aceitarão trabalhos que prioritariamente possam ser compreensíveis para um público de fala castelhana. Mas se aceitarão obras em outros idiomas, especialmente em línguas indígenas, sempre e quando estas estejam subtituladas ao castelhano ou sejam acompanhadas por uma transcrição em castelhano.

DATA DE REALIZAÇÃO: Os trabalhos apresentados devem ter sido realizados depois de 1 de janeiro de 2005, e não haverem participado no "VIII Festival Internacional de Cine y Video de los Pueblos Indígenas", celebrado no México em 2006.

ENVIO E DEVOLUÇÃO: Para o envio de materiais, e maiores informes: se deverá indicar claramente que se trata de um material sem valor comercial dirigido a um evento cultural. Os trabalhos apresentados acompanhados das Fichas de Inscrição, fotografias e outro material de promoção/ traduções, etc., devem ser enviados a:
CLACPI Bolivia
CEFREC CAIB
Calle Otero de la Vega 812 2do Piso, zona San Pedro
Tel. Fax 2490094
Casilla 9368
La Paz - BOLIVIA

A Ficha de inscrição pode ser obtida e preenchida on-line. Os custos de envio dos trabalhos apresentados correrão a cargo dos participantes. A devolução correrá a cargo dos organizadores.

Fonte: Chaski Runasimi

Nenhum comentário: