25 de janeiro de 2008

A Águia é a Guia

Em um antigo bestiário medieval, se explica que a águia é chamada clarividente, pois olha para o sol quando este mais reluz, contemplando-o diretamente sem tirar os olhos. Arte: Song WenZhi (1919-1999, China)

"O poder que governa o destino de todos os seres vivos é chamado a Águia, não por ser uma Águia ou ter relação com ela, mas por aparecer ao observador como uma incomensurável Águia Negra, na sua postura ereta, com o corpo voltado para o infinito.

Quando o observador olha a negrura de Águia, quatro labaredas de luz revelam como a Águia é. A primeira labareda, como um relâmpago, ajuda o observador a perceber os contornos de seu corpo; vê partes brancas semelhantes às suas penas e garras; a Segunda revela as asas adjacentes ao vento em sua negrura. Com a terceira labareda o observador nota o olho penetrante, impiedoso. E com a Quarta e última labareda vê o que a Águia está fazendo.

A Águia está devorando a consciência de todas as criaturas que, vivas até pouco antes ou já mortas, flutuaram para o seu bico como um enxame incessante de vagalumes indo ao encontro do seu dono, de razão de terem tido vida. A Águia desemaranha essas chamas mínimas, coloca-as no chão, como um curtidor esticando um couro, e então as consome, pois a consciência é o seu alimento.

A Águia, aquele poder que governa os destinos de todas as coisas vivas, reflete equanimemente e subitamente sobre todas essas coisas vivas . Não há nenhum modo, portanto, do homem suplicar a Águia, pedir favores, esperar sua misericórdia. A parte humana da Águia é insignificante demais para mexer com o seu todo.

É só através das ações da Águia que o observador pode saber o que ela quer. A Águia, embora não movida pelas circunstâncias de qualquer coisa viva, concede um presente a cada um desses seres . A seu próprio modo, qualquer um deles, se desejar, tem o poder de manter a chama da consciência, o direito de transgredir os apelos de morrer e ser consumido. Toda coisa humana recebe o poder de buscar uma abertura à Liberdade e atravessá-la. É evidente ao observador que vê a abertura e as criaturas que a atravessam que a Águia concede esse presente afim de perpetuar a consciência.

Com a finalidade de guiar as coisas humanas até essa abertura a Águia criou o Nagual. O Nagual é um ser duplicado para quem o regulamento foi revelado. Seja na forma de um ser humano, um animal, uma planta ou qualquer coisa viva, o Nagual, em virtude de sua duplicidade é levado a buscar aquela passagem secreta.

Aos olhos do observador um homem ou uma mulher nagual aparecem como um ovo luminoso com quatro compartimentos. Ao contrário do ser humano padrão que tem apenas dois lados, o esquerdo e o direito, o nagual tem o lado esquerdo dividido em duas longas seções, e o lado direito igualmente dividido em dois .

O Nagual vem aos pares. Macho e Fêmea. Um homem e uma mulher duplicados tornam-se naguais só depois do regulamento ter sido apresentado a cada um deles e cada um te-lo compreendido e aceito na sua totalidade .

A Águia criou o primeiro homem nagual e a primeira mulher nagual como observadores, e imediatamente os colocou no mundo com esta finalidade. Deu-lhes quatro guerreiras, as espreitadoras, três guerreiros e um mensageiro, aos quais eles eram encarregados de nutrir, desenvolver e levar à Liberdade .

As guerreiras são chamadas de as quatro direções, os quatro cantos de um quadrado, os quatro humores, os quatro ventos, refletindo as quatro personalidades diversas existentes na raça humana.

A primeira direção é o Leste . Chama-se ordem . É otimista, leve, suave, persistente como uma brisa constante.

A segunda é o Norte. Chama-se força. É engenhosa, rude, direta , tenaz como um vento forte .

A terceira é o Oeste. Chama-se sentimento. É introspectiva, arrependida, astuta, dissimulada, como uma rajada fria de vento.

A Quarta é o Sul . Chama-se crescimento . É criativa, sonante, tímida, calorosa, como um vento quente .

Os três guerreiros são representação dos quatro tipos da atividade e temperamentos masculinos .

O primeiro tipo é o homem de crescimento. O estudioso, nobre e capaz, sereno, totalmente dedicado a realizar sua tarefa, qualquer que ela seja .

O segundo é o homem de ação. Totalmente volátil, um companheiro volúvel e engraçado .

O terceiro é o organizador por trás dos bastidores. O homem misterioso e desconhecido. Nada pode ser dito sobre ele por que ele não permite que lhe escape nada .

O mensageiro é o quarto tipo. É o assistente, um homem taciturno e sombrio, que funciona bem se bem dirigido , mas incapaz de agir por si próprio.

A fim de tornar as coisas mais fáceis, a Águia mostrou à mulher e ao homem nagual que cada um desses tipos entre os homens e mulheres da terra tinha aspectos específicos no seu corpo luminoso .

O estudioso tem uma espécie de nossa raça, uma depressão brilhante no seu plexo solar. Em alguns homens parecem uma poça de luminosidade intensa, as vezes lisa e luzidia como um espelho sem reflexo.

O homem de ação tem umas fibras que emanam da área da vontade. O número de fibras varia de uma a cinco e o seu tamanho vai desde a finura de uma vareta até um espesso tentáculo parecido a um chicote atingindo o comprimento de dois metros e meio .

O homem por trás dos bastidores não é reconhecido por um certo aspecto, mas por sua habilidade de criar involuntariamente uma explosão de poder que bloqueia a atenção dos observadores .

Quando na presença desse tipo de homem os próprios observadores se afundam em detalhes e não os vêem. O assistente não tem configuração óbvia. Aos observadores aparece como um brilho claro, uma concha de luminosidade impecável.

No reinado feminino o leste é reconhecido por manchas quase imperceptíveis na sua luminosidade, como que pequenas áreas de descolaração. O norte tem uma irradiação global - exsuda um brilho avermelhado, quase que como um calor. O oeste apresenta uma película envolvente, película que a faz parecer mais escura que as outras. O sul tem um brilho intermitente - brilha um instante e depois fica opaco até brilhar novamente .

O homem nagual e a mulher nagual têm dois movimentos diferentes nos seus corpos luminosos. Seu lado direito tremula, enquanto que o esquerdo gira rapidamente.

Em termos de personalidade, o homem nagual é constante, imutável, um suporte. A mulher nagual é um ser em conflito, porém relaxada, sempre atenta, embora sem tensão. Ambos refletem os quatro tipos de seu sexo, como quatro modos de comportamento .

A primeira ordem que a Águia deu ao homem e a mulher nagual foi: encontrar a seu modo outro grupo de quatro guerreiras, quatro direções, que fossem réplicas exatas das espreitadoras, mas que fossem sonhadoras.

As sonhadoras parecem ter um avental de fibras semelhantes ao cabelo no meio do corpo. As espreitadoras tem um aspecto semelhante a esse, mas em lugar de fibras o avental apresenta um sem-número de protuberâncias pequenas e redondas .

As oito guerreiras dividem-se em quatro grupos, chamados "planetas da direita e da esquerda". O planeta da direita é formado de quatro espreitadoras e o da esquerda de quatro sonhadoras . Às guerreiras de cada planeta a Águia ensinou a regra de sua tarefa específica: às espreitadoras ensinou à espreitar e às sonhadoras ensinou à sonhar .

As duas guerreiras de cada direção vivem juntas. São tão parecidas que refletem uma à outra e só através da impecabilidade podem encontrar alívio e desafio na companhia uma da outra.

A única vez em que as quatro espreitadoras ou as quatro sonhadoras se juntam é quando têm de realizar uma tarefa importante, mas só em circunstâncias especiais as quatro devem dar-se as mãos, pois o toque delas as funde num só ser e deve ser usado apenas em caso de necessidade extrema, ou no momento de deixarem esse mundo.

As duas guerreiras de cada direção são ligadas a um dos homens, em qualquer combinação que seja necessária. Desse modo formam um conjunto de quatro casas capazes de incorporar quantos guerreiros forem precisos .

Os guerreiros e os mensageiros também podem formar uma unidade independente de quatro homens, ou cada um pode funcionar como um ser sozinho, ditado pela necessidade.

Em seguida o nagual e seu grupo receberam a ordem de encontrar mais três mensageiros. Poderiam ser homens ou mulheres ou de sexos misturados, mas o mensageiro homem tinha de ser do quarto tipo, o assistente, e as mulheres tinham de ser do sul .

Para se assegurar de que o primeiro homem nagual guiaria seu grupo à Liberdade, sem o desviar do caminho ou corrompe-lo, a Águia levou a mulher nagual para o outro mundo para servir de farol, guiando o grupo à abertura .

O nagual e seus guerreiros receberam ordem então de se esquecerem. Foram afundados na escuridão e ganharam novas tarefas: a tarefa de se lembrarem deles próprios, e a tarefa de se lembrarem da Águia .

A ordem de esquecer era tão grande que todos se separaram. Não se lembravam de quem eram. A Águia pretendia que ao serem capazes de lembrar de si próprios novamente, encontrassem sua totalidade. Só então teriam a força e a antigüidade necessárias para procurar e enfrentar sua viagem definitiva.

Sua tarefa afinal, depois de terem recuperado sua totalidade, era conseguir um novo par de seres duplicados e transformá-los num novo homem nagual e numa nova mulher nagual, revelando-lhes o regulamento. E assim como o primeiro homem e mulher naguais tinham sido providos de um grupo mínimo, tinham de suprir o novo par de naguais com quatro guerreiras espreitadoras, três guerreiros e um mensageiro .

Quando o primeiro nagual e seu grupo estavam prontos para atravessar a passagem, a primeira mulher nagual esperava-os para guiá-los. Receberam então ordens de levar a nova mulher nagual com eles para o outro mundo, para servir de farol para seu povo, deixando o novo homem nagual na terra para repetir o ciclo .

Enquanto neste mundo, o número mínimo sob a liderança de um nagual é sempre dezesseis: oito guerreiras, quatro guerreiros, contando com o nagual, e quatro mensageiros. No momento de deixar o mundo, quando a nova mulher nagual estiver com eles, o número passa a ser dezessete . Se seu poder pessoal, permitir-lhe ter mais guerreiros, então devem ser acrescentados em múltiplos de quatro."

Fonte: Portal de Xamanismo e Cultura Nativa Terra Mística. Para se assistir e entender mais a respeito:

"Carlos Castaneda: Enigma of a Sorcerer" (filme de Ralph Torjan - 2004)

Nenhum comentário: