24 de novembro de 2007

São Sepé, o herói dos gaúchos

Sepé Tiaraju (-1756) – Herói da resistência guarani, de São Miguel Arcanjo (RS), foi morto em combate. Tornou-se figura central na luta contra o Tratado de Madri, que exigia a retirada da população guarani do território que ocupava havia cerca de 150 anos. Defendeu com a vida o rincão de caça, pesca, plantio e morada do povo guarani. Recebeu por isso canonização popular. Costumava dizer “Esta terra tem dono”. Após sua morte foram dizimados 1500 guaranis por espanhóis e portugueses.

CONTROLE CANTOS INDÍGENAS - BRASIL

EFEITO SELVA

AVÓ Faz muito tempo, aqui na selva de Mato Grosso, viviam nossos antepassados. Em harmonia com a natureza, caçavam, pescavam e adoravam o nosso criador Ñanderú-Guazú.

EFEITO CAVALOS, GRITOS

AVÓ Quando chegaram os espanhois e os portugueses, tudo mudou. Os conquistadores caçavam os índios para escravizá-los e tirar-lhes suas terras.

CONTROLE LEMBRANÇA BRASIL

AVÓ Também chegaram outros brancos, homens religiosos, os jesuitas. No princípio, nossos avós lhes tinham medo, mas eles vinham de outra maneira.

JESUÍTA A mensagem de Jesus Cristo é de justiça e amor para vocês, irmãos guaranis.

AVÓ Nós guaranis aceitamos sua palavra, aceitamos o seu Deus que era bom como nosso Pai Criador.

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

EFEITO RISADAS, MUGIDOS

AVÓ Os jesuitas fundaram sete missões. Em cada uma, tinham terras para a comunidade e para cada família. Aí trabalhavam, estudavam, até elegiam seus caciques.

CONTROLE FLAUTAS DA MISSÃO

AVÓ Os meninos e meninas aprendiam música. A cruz dos estrangeiros não os maltratava como os irmãos e irmãs de outras terras.

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

AVÓ Assim viveram por mais de 150 anos. Mas os reis de Espanha e Portugal eram ambiciosos…

ESPANHOL Colônia de Sacramento e a mudança das “missões” dos jesuítas… Trato feito!

LOCUTOR Em 1751, firmaram o Tratado de Madrid. Um imenso território guarani passou às mãos dos portugueses e os indígenas foram expulsos de suas terras.

CONTROLE MÚSICA GUERREIRA

AVÓ Mas os guaranis se rebelaram. A frente dos guerreiros ia Sepé Tiarajú, corregedor da missão de San Miguel.

SEPÉ Esta terra tem dono!... É nossa, nos foi dada por Deus!

LOCUTOR O grito de resistência guarani se espalhou por todas as missões. Com 30 mil guerreiros, armados apenas com lanças e flechas, Sepé Tiarajú bateu-se contra o poder da pólvora e os canhões.

AVÓ Sepé lhes fazia emboscadas, atacava de surpresa, aparecia e desaparecia.

HOMEM (AGITADO) Ten cuidado, Sepé, el ejército anda cerca.

SEPÉ Nossas vidas estão nas mãos de Deus. Ele nos cuidará.

LOCUTOR Os guaranis se escondiam em montes e quebradas, estavam em toda parte. Até que dia 7 de fevereiro de 1756…

EFEITO GALOPE E RELINCHOS, GRITARIA

AVÓ Os atacaram de surpresa. O exército chegou até a missão de San Gabriel procurando Sepé...

EFEITO RELINCHOS, ARCABUCES

AVÓ Sepé tratou de escapar, mas seu cavalo tropeçou num poço. Quando ia levantar, uma lança lhe atravesou as costas. O espanhol o rematou de um tiro.

CONTROL MÚSICA TRISTE

LOCUTOR Los invasores quemaron con pólvora el cuerpo de Sepé Tiarajú. Luego le separaron la cabeza.

EFEITOS GRILOS

AVÓ A noite, os guaranis regressaram em silêncio, juntaram as partes de seu corpo e o levaram para enterrar a pé de uma árvore.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

EFEITO CANHÕES

LOCUTOR Três dias depois, o exército atacou as colinas de Caiboaté, a poucos quilômetros de San Gabriel. Em poucas horas foram massacrados mais de 1,500 guerreiros guaranis.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

LOCUTOR As terras onde caíram Sepé Tiarajú e seus irmãos foram repartidas entre os oficiais portugueses. Mais tarde, este território guarani se converteu na atual província brasileira do Rio Grande do Sul.

CONTROLE MÚSICA INDÍGENA GUARANI

LOCUTORA Passaram 250 anos da morte de Sepé Tiarajú. 250 anos e os guaranis ainda são expulsos de suas terras, confinados em reservas, alcoolizados. Morrem de inanição. 38 indígenas foram assassinados no Brasil em 2005. E no inicio de 2006, foi assassinado o líder guarani Dorvalino Rocha.

AVÓ Sepé Tiarajú segue conosco. Nas noites cavalga pela selva com uma estrela brilhando em sua frente. Eu o vejo. E sei que ele nos guiará para recuperar a terra de nossos antepassados. Nossa terra sem males.


Fontes: Radialistas (clique aqui para baixar mp3 do programa em espanhol), "SÃO SEPÉ TIAJARU,ROGAI POR NÓS!" e ADITAL . Visite o site Rota Missões.

Nenhum comentário: