1 de novembro de 2007

Comunicadores reunidos no México

Moisés Flores Águila, Presidente da Red de Comunicadores Indígenas del Perú (REDCIP) teve a seu encargo uma oração em runa simi (quíchua) para celebrar o encontro e fortalecer a unidade espiritual do evento.

Especialistas procedentes dos diferentes povos originários da América, reuniram-se em outubro na Cidade do México para celebrar o II Seminário Latino-Americano de Comunicadores Indígenas, sob o lema “Construindo uma Agenda Indígena em Comunicação”. O objetivo do encontro é analisar as políticas públicas de comunicação e inclusão para os povos indígenas, elaborar estratégias e coordenar ações regionais em temas de interesse comum dos povos indígenas. O Seminário foi organizado pelo Programa Universitário México Nação Multicultural (PUMC) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM ).

Com o fim de criar um Enlace de Comunicadores Indígenas para o intercâmbio de experiências de comunicação dos povos indígenas, no encontro da capital mexicana se tocaram os seguintes eixos temáticos: articulação dos comunicadores indígenas; agências e jornalismo indígena; marcos jurídicos e direito à comunicação; formação de comunicadores indígenas e interculturais; acesso a internet e atividades em rádio, televisão, cinema e vídeo indígenas.

O evento serviu também para promover as relações e estreitar vínculos entre diversas experiências de comunicação da América do Sul com seus pares da América Central e especialmente o México, já que nos últimos anos vêm se multiplicando diversas iniciativas de comunicação desde e para os povos indígenas e muitas destas conjugam esforços para difundir informação e incidir na opinião pública, tal como ocorreu com a aprovação da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Como um modo de promover a aproximação dos comunicadores indígenas da América com os de outras latitudes participaram também dois delegados da Associação Russa dos Povos Indígenas do Norte, os quais apresentaram as experiências de comunicação dos povos originários da Sibéria.

Os que desejem conhecer os documentos que resultaram do primeiro seminário podem baixá-los livremente a partir da seção documentos do site Comunicadores Indígenas.

Maiores informes, entrevistas e imagenes em México Nación Multicultural. A respeito se pode ler e ouvir a conferência com o etnólogo José Del Val Blanco em Servindi.

Fonte: Ciberamérica e Actualidad Étnica

Nenhum comentário: