2 de setembro de 2007

Mumuru, a estrela dos lagos

"Le rêve" (O sonho) - Henri Rousseau, 1910
New York, Museum of Modern Art


Maraí, uma jovem e bela índia, amava muito a natureza. Passava seus dias a brincar perto do lago, tornando-se a companheira e melhor amiga dos peixes, das aves e dos outros animais.

À noite, ficava a contemplar a chegada da lua e das estrelas.

Nasceu-lhe, então, um forte desejo de tornar-se também uma estrela. Perguntou ao pai como surgiam aqueles pontinho brilhantes no céu e, como grande alegria, veio a saber que Jacy, a lua, ouvia os desejos das moças e, ao esconder atrás das montanhas, transformava-as em estrelas.

A partir desse instante, todas as noites Maraí esperava pela lua, suplicando que a levasse para o céu, bem no alto.

Muitos dias se passaram sem que a jovem realizasse seu sonho. Resolveu então aguardar a chegada da Lua junto aos peixes do lago. Assim que apareceu, Maraí encantou-se com sua imagem refletida na água, sendo atraída para dentro do lago, de onde não mais voltou.

A pedido dos peixes, pássaros e outros animais, Maraí não foi levada para o céu. Jacy transformou-a numa bela planta, ganhando o nome de Mumuru, a vitória-régia. Ela vive nos lagos e rios da Amazônia. Sua flor se abre sempre à meia-noite e tem o formato de uma estrela. Assim, a linda jovem tornou-se a rainha da noite, a estrela dos lagos, a enfeitar ainda mais a natureza com sua beleza e seu perfume.

Fonte: Rede Colméia

"Les flamants" (Os flamingos) - Henri Rousseau, 1907
Coleção particular

Nenhum comentário: