16 de setembro de 2007

A voz do pajé

Lago Sagrado dos índios Xavantes, na Reserva de Parabubure, localizada nos municípios de Nova Xavantina e Campinápolis, no Estado de Mato Grosso. Foto de Mário Friedländer.

“Meu mundo não é só minha aldeia. Não é só Mato Grosso. Não é só o Brasil. Meu mundo é a Terra. É a Mãe Natureza”, disse o pajé Xavante da reserva Parabubure, em Campinápolis, José Luiz Tsereté, num puxão de orelhas aos políticos, que segundo ele protegem apenas determinadas áreas, sendo que a proteção não pode conhecer limites e tem que ser feita no campo, nas matas, nos rios, nos mares e cidades. (Diário de Cuiabá, Edição nº 11287 07/08/2005).

Tsereté é um Pajé do Povo Xavante. Nas comunidades indígenas, o Pajé representa a autoridade espiritual e o depositário do saber sobre o contato com o divino, a saúde e a vivência da espiritualidade. Situada ao leste de Mato Grosso, a Serra do Roncador, em torno da qual vivem os Xavante, é um lugar sagrado, guardado pelo Pajé Tsereté.

O Povo Xavante, conhecido por sua valentia e espírito nobre, tem sua cultura construída na interdependência com o cerrado e toda a vida que ele guarda. O cerrado, os animais, os frutos, as flores, as ervas, os rios e tudo o mais significa o Ró. Através do Ró, o futuro das novas gerações é garantido: a comida, os casamentos, os rituais e a força de ser Xavante. O Ró é assim: a aldeia, circundada pela roça, em volta as frutas, depois a caça, junto com os espíritos, que ajudam a descobrir os segredos que o Ró esconde. Mais longe, o céu e a outra aldeia onde moram os mortos. A destruição do cerrado é, ao mesmo tempo, uma ameaça ao futuro da cultura Xavante.

O CD Tsereté foi produzido pela Aldear Assessoria, Planejamento e Projetos, uma organização civil sem finalidade lucrativa, cujo objetivo é apoiar, através de produção cultural, ações empreendidas por povos indígenas brasileiros para revitalizar e preservar sua cultura e diversidade étnica.

A Aldear acredita que as músicas tradicionais dos povos indígenas são fundamentos de sua identidade social e étnica. A música, para todos os povos, é instrumento de contato espiritual com o divino, de culto à natureza e seus fenômenos, de brincadeiras e integração social. Contato: aldear@onix.com.br, Telefax (61)33491954.

Para ouvir algumas músicas do cd de Tsereté, clique em:

Dapraba - mp3 2682 Kb - "Canto dos jovens" - Voz: Pajé Tsereté.

Mara Wa Wa Dahôré - mp3 3439 Kb - "Canto da noite" - Voz: Pajé Tsereté.

Wai Wá - mp3 2554 Kb - "Segredo dos homens sagrados" - Vozes, chocalho e maracá: Pajé Tsereté e Guardião Paridzanedi.

Fonte: Music Express . Também é interessante ler "Entre cosmologias, estratégias e performances: Incursões Xavantes à Funai", de Estêvão Rafael Fernandes.

Aldeia Xavante Córrego da Mata - Foto: Wéré' é

Nenhum comentário: