10 de setembro de 2007

Higiene bucal nas aldeias

Crianças Yanomami - foto OpenLearn

Vamos limpar os dentes com mirixi e kurawá?
Bruno Miranda da Rocha (Cirurgião Dentista, CIR-Funasa)

Em um trabalho que a equipe de saúde bucal do CIR estava realizando numa maloca, encontramos um europeu também trabalhando por lá. Ele assistiu a reunião que fizemos com a comunidade e, claro, o assunto “Medicina Tradicional” foi bastante falado. Ao final da reunião este estrangeiro nos procurou bastante interessado em saber mais sobre a medicina tradicional e já estava cheio de idéias de como incluir os recursos utilizados pelos indígenas na sociedade urbana. Até quando os estrangeiros vão valorizar mais as nossas riquezas do que nós, brasileiros?

O Brasil possui um número considerável de indígenas, e a medicina tradicional também tem muito que ser aproveitada para o cuidado com a nossa saúde. Faz-se necessário então, conhecer seus costumes, crenças, cultura, organização política e social, para melhor valorizar o conhecimento que eles têm em saúde. A cosmologia indígena quanto à origem de doenças bucais e os métodos utilizados para limpeza dos dentes são bem diferentes do que os demais brasileiros estão acostumados.

Claro que quanto à cosmologia, temos pontos bem peculiares da cultura indígena: quando uma mocinha estiver se formando (primeira menstruação) e não pedir para rezar antes de comer milho, jerimum, goiaba e outros alimentos, pode ter cárie; o feitiço pode causar cárie e fazer cair os dentes; para o menino não ter buracos no dente não é bom que ele coma da primeira caça; quando o casal de indígenas tem um bebê, o pai não deve trabalhar com lima para que os dentes da criança não furem.

As técnicas tradicionais geralmente são realizadas com plantas nativas da região. Fazer limpeza dental com carvão de casca de mirixi, de darora, de angico, ou com pau-rainha; lavar a boca com fel de boi, pimenta malagueta; mastigar raiz de timbó; lavar a boca com chá de mangaratai; usar talo da folha do buriti, côco e outras árvores.; bochecho com água de sal; alguns indígenas passam a lesma no dente para ficar mais duro. Outros limpam os dentes com fio de kurawá (uma planta). E outros fazem chá do dente da capivara ou do porco e bochecham para não pegar a cárie.

Quando nós profissionais usamos o fio do Kurawá ficamos satisfeitos com o resultado. Não sentimos falta do fio dental. Então? Vamos limpar os dentes com mirixi e kurawá?

FONTE: Conselho Indígena de Roraima

A malpighiácea Byrsonima crassifolia, o Mirixi (Murici)

Nenhum comentário: