27 de abril de 2007

transtornos de adaptação cultural

"The elder", crayon de Tom Lovell

Choque Cultural é um estado de isolamento social, ansiedade e depressão que acontece devido à dificuldade da pessoa em se adaptar à uma nova e diferente realidade cultural que ocorre quando muda de uma cultura, para outra.
O termo descreve o estresse experimentado ao tomar contacto com uma cultura diferente, ou ao reencontrar a própria cultura após uma prolongada ausência. Esse tipo de problema costuma ser freqüente entre migrantes e imigrantes, mas pode também ocorrer quando as circunstâncias de vida ou de regime político mudam radicalmente dentro da mesma sociedade.
Imediatamente após o contacto com a cultura diferente a pessoa pode experimentar um estresse pequeno e, durante algum tempo, até desfrutar de certos aspectos da nova cultura.
Com a manutenção da situação por mais tempo pode haver um agravamento do estresse psicológico. Os sintomas e sinais associados com este estresse variam de uma pessoa para outra, mas costuma ser representado por ansiedade, alterações do humor e/ou do comportamento.
Este estado de Choque Cultural costuma se resolver em alguns meses ou, no máximo, em dois anos. Algumas vezes pode evoluir para um transtorno psiquiátrico mais sério e com severo prejuízo do processo de ajustamento cultural.
A expressão "luto cultural" pode significar uma condição, na qual a pessoa que sofre não sofre apenas devido ao esforço de se ajustar às circunstâncias de uma nova cultura mas, sobretudo, ao se dar conta da perda da cultura anterior.
fonte: psiqweb

O Doutor Dennis White explica sobre o que é, por sua vez, o choque cultural reverso "que se dá quando a pessoa passa do etnocentrismo para o etnorelativismo":

"Para compreender o processo de choque cultural reverso e outros problemas relacionados com a reentrada, se faz necessário entender plenamente o processo do próprio choque cultural.

O choque cultural reverso é quase exatamente o mesmo que choque cultural, e deve ser previsto. O choque cultural reverso geralmente se torna um problema por que as pessoas não o prevêem, não o compreendem e tentam desviar-se dele.

A melhor preparação para o choque cultural reverso é entendê-lo, para que as pessoas o antecipem e passem a enxergá-lo como um sinal positivo de que a sua experiência de intercâmbio foi bem sucedida.

Suposições:

A- Pessoas que possuem extensas experiências de vivência intercultural passam por um processo contínuo de choque cultural reverso.

B- Este choque cultural não é um evento isolado e único, mas um processo de imersão gradativa em uma cultura.

C- A mais típica das progressões envolve um ciclo repetitivo que passa por quatro fases:

- Entusiasmo e euforia

- Desilusão e Negativismo ( algumas vezes mascarado por negação dos problemas)

- Adaptação gradual

- Competência Bi-cultural.

D- O choque cultural é um componente necessário do desenvolvimento bem sucedido da sensibilidade intercultural e da competência bi-cultural. Não pode e não deve ser evitado.

E- Tanto o choque cultural quanto o C.C. reverso podem ser entendidos como parte do processo maior de transição entre o etnocentrismo para o etnorelativismo.

F- Nós podemos e devemos nos preparar para o choque cultural. A maioria das pessoas esperam pelo menos algum nível de choque cultural quando se preparam para vivenciar uma experiência intercultural, e , portanto, não se sentem surpresas ao acontecer.

G- O CHOQUE CULTURAL REVERSO segue o mesmo processo quando da reentrada em sua própria cultura, após extensa experiência intercultural.

H- O CHOQUE CULTURAL REVERSO é geralmente uma experiência mais difícil porque:

- As pessoas não esperam por ele. (tanto as pessoas que o vivenciam quanto as pessoas em seu redor)

- As pessoas não se dão conta de quanto elas estão mudadas.

- As pessoas tendem a imaginar se existe algo de errado com elas por experimentar um choque cultural dentro de sua própria cultura.

- Mesmo quando as pessoas se preparam para o CC reverso, existe uma tendência a subestimar seus impactos."

E a Rita Lee assim canta:

Eu entrei quente
Crente que estava abafando
Quando
Tropecei no ego
Fiquei cego e caí na real

Me sinto um lixo
Bicho da pré-história
Memória
De uma raça
Que ameaça a espécie especial

Choque cultural é normal
Choque cultural é normal

Fui pra Machu Picchu
Fiquei mucho putcho, bitchu
Cheguei atrasado
No passado
E comprei um postal

Verde-amarelo
Elo perdido
Ídolo
Retornar à base
Kamikase
Pra batalha final

Choque cultural é normal
Choque cultural é normal

Não senhor, eu não sou inferior!

Nenhum comentário: