21 de abril de 2007

Karipuna de Rondônia!

Roquette Pinto, autor desta foto de um parente karipuna, foi quem escreveu o livro chamado "Rondônia: Anthropologia - Ethnographia" que daria nome àquele estado brasileiro, que fazia parte do Mato Grosso e foi nomeado primeiramente Território Federal do Guaporé.


O livro foi escrito por ocasião da viagem de Roquette-Pinto a Serra do Norte, região localizada entre os estados de Rondônia e Mato Grosso. Esgotado há trinta anos, em 2006 saiu sua nova edição - a sétima - fruto de parceria da Editora Fiocruz com a Academia Brasileira de Letras, da qual Roquette foi membro.Convidado por Cândido Rondon a acompanhar expedição ao mencionado local, em 1912, Roquette-Pinto observou indígenas locais e produziu numerosos registros, afinados com o que de mais moderno havia em termos de antropologia e etnografia da época. A edição apresenta o texto original de 1917, acompanhada de ilustrações, fotos e até partituras com músicas indígenas. Sobre a obra histórica, assim escreveu Ruy Castro:

"Um monumental tratado antropológico, botânico, geológico, climático, zoológico e etnográfico de uma vasta região do Brasil entre os rios Juruena e Madeira, compreendendo partes do Mato Grosso, Amazonas, Pará, Acre e Guaporé. O fio condutor era, claro, a expedição de 1912. Mal publicado o livro, em 1916, tornou-se lugar-comum dizer que Rondônia estava para a saga de Rondon como Os Sertões, de Euclides da Cunha, estava para Canudos. Os dois livros revelavam um Brasil que, até então, muitos brasileiros julgavam existir apenas na imaginação dos poetas. Para Roquette, não poderia haver elogio maior do que ser comparado a Euclides (aliás, colega de turma de Rondon na Escola de Cadetes da Praia Vermelha, classe de 1888) - porque, para ele, Os Sertões era comparável aos Lusíadas ou a Dom Quixote".

Mais informações sobre o livro no site http://www.fiocruz.br/editora ou pelo fone (21) 3882-9039.

Nenhum comentário: