26 de março de 2008

Os jardins reais de Tipón


Tipón foi um lugar importante e um adoratório maior mas proximidades da capital do império inca, onde se rendia culto à água com o cuidado e a veneraçao com que os incas tratavam a esse elemento. Apesar de que ainda restam muitos mistérios por desentranhar, a calma do lugar, o som da água e a sensaçao de estar próximo dos deuses, subjugam ao visitante.

A importância do lugar está assinalada na descriçao que fez o padre Cristóbal de Molina das notáveis peregrinagens místicas que os tarpuntays - sacerdotes incas - , realizavam antes do solstício de inverno para chegarem cerca ao lugar de saída do Sol. Se tratava de uma peregrinaçao de 100 quilômetros até o templo de Raqchi em Sicuanim visitando adoratórios dispostos em linha reta. Logo se percorriam outros 100 quilômetros de regresso a Cusco, seguindo uma linha que chegava a Mantocalla, o lugar onde os astrônomos imperiais observavam nas sucancas do leste as saídas do Sol, para definir a duraçao do ano e verificar as datas de solstócios e equinócios.

Este admirável recreio incaico se encontra assentado sobre uma superfície extremamente irregular. Nos tempos do incário nao existiam terrenos planos nem horizontales, tudo em Tipón foi modificado pelos empenhados habitantes do Tahuantinsuyo para satisfaçao de seu veterano e desluzido monarca Wiraqocha.

Fontes: Discover Cusco e Love Peru . Vejam fotos em Go2Peru. Para conhecerem Tipón, os leitores podem comunicar-se com Ronal Arana e sua proposta de Turismo Solidário na regiao do Sul do Vale Sagrado, à qual o autor deste blog se encontra doravante incorporado como capacitador de monitores de Educaçao Ambiental para as comunidades camponesas da área.

Nenhum comentário: