21 de março de 2008

Indígenas colombianos na linha de fogo


Uma cratera de mais de 20 metros de profundidade por uns 20 de diâmetro foi o que restou após a explosao de um arsenal em uma casa na vereda La María, corregimento de Tacueyó, na jurisdiçao de Toribío, norte do Cauca, Colômbia. Desde 1983 já foram treze ataques terroristas na zona, onde vivem cerca de 1500 indígenas.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) advertiu que a situaçao é complexa pois a populaçao fugiu para salvaguardar suas vidas, nao se podem realizar atividades agrícolas e terao perdas.

O governador de Cauca, Guillermo Alberto González Mosquera, denunciou às Farc por haverem violado o Direito Internacional Humanitário ao fustigar as ambulâncias que mobilizaram aos feridos pelo atentado em Tacueyó. Disse que no momento em que as ambulâncias procediam a evacuar às pessoas afetadas foram disparadas armas automáticas desde as montanhas vizinhas, impedindo a açao humanitária.

“Isto é tao criminoso como o feito que cometeram. Enquanto permaneça no Governo denunciarei ante organismos como o Tribunal de Haya todas as barbaridades destes terroristas“, disse González Mosquera.

Fontes: El Tiempo, El País e Prensa Rural

Nenhum comentário: