26 de maio de 2009

Partido Nativo

Manifestação recente em defesa da Reserva Raposa Serra do Sol
.
Líderes indígenas brasileiros disseram à Rádio ONU que sua agremiação deve ajudar a fazer com que os índios possam representar seus próprios interesses em nível federal. O diretor do Memorial dos Povos Indígenas da cidade de São Paulo, Marcos Terena, declarou que os indígenas brasileiros poderão formar um partido antes de 2012. Segundo ele, a proposta deve ser avaliada, nos próximos meses, com o objetivo de acelerar o processo de conquistas para os índios brasileiros.

Marcos Terena fez a declaração numa entrevista à Rádio ONU em Nova York, onde participa da 8ª. sessão do Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas. Para ele, o novo partido precisa nascer diferente e sem os vícios antigos de outros grupos políticos: "No caso brasileiro certamente o Partido Indígena, provavelmente, com a missão de não se tornar um partido com risco de corrupção política e até mesmo outros modelos de corrupção". O Fórum Permanente da ONU reúne todos os anos as agências e órgãos da ONU e outros organismos internacionais para um diálogo com representantes dos Governos e das organizações indígenas sobre assuntos indígenas. Importantes recomendações referentes à política voltada para as especificidades dos povos indígenas saem todos os anos do Fórum para o mundo.

Em 2007, Marcos Terena, uma das lideranças indígenas mais antigas do País, criticava durante sua fala no 2º Encontro Nacional dos Povos da Floresta a transformação irrestrita dos bens naturais em dinheiro. Ele falou particularmente das propostas de se cobrar pelo uso da água: "O homem branco acha que tudo pode ser dinheiro. Até a água. Mas o tatuzinho e a onça também têm o direito de beber água".

Ele criticou a ausência, no encontro, de representantes do “outro lado” do governo Lula, aqueles que não estariam do lado da sustentabilidade e de comunidades como os povos das florestas : "Os que estão aqui são do governo Lula, mas estão com a gente. Mas cadê o ministro que cuida do dinheiro? Que cuida do comércio exterior? Tinham que estar aqui. São essas pessoas que têm que ser educadas com a nossa filosofia tradicional".

Terena disse na ocasião que que durante aquele encontro ouvira falar muito do Chico Mendes, mas não das lideranças indígenas responsáveis, historicamente, pela defesa da floresta. Ele citou, entre outros, o falecido deputado Mario Juruna, Marçal Guarani (assassinado em 1983), Davi Yanomami, Paulinho Paiakã (condenado e preso sob acusação de estupro de uma jovem) e Ailton Krenak. "Nós também temos que valorizar nossos heróis. O Brasil precisa saber que teve heróis indígenas".

Segundo ele, a aprovação, pela ONU, da Declaração dos Povos Indígenas, não ocorreu por ação dos embaixadores brasileiros, mas pela dos povos indígenas: "Para chegar lá tivemos que conversar com Celso Amorim, com Ronaldo Sardenberg, com diplomatas que não gostavam da gente, em Genebra e Nova York".

O coordenador do Projeto "Índios na Cidade", Marcos Aguiar, disse também à Rádio que está tentando convencer várias etnias em São Paulo a lançar candidatos já para as eleições de 2010. Segundo ele, a maior participação política dos indígenas ajudará a aumentar o espaço para a defesa de seus direitos.

O Fórum da ONU está discutindo este ano aquecimento global, educação e saúde das mulheres nas aldeias entre outros temas. O Fórum Permanente sobre Questões Indígenas e seus membros pautam-se pelas diretrizes internacionais de direitos humanos no contexto dos povos indígenas e em documentos de compromisso político tais como a II Década Internacional para Povos Indígenas e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.A reunião deste ano termina em 29 de maio.

(Envolverde/Rádio ONU). Outras fontes: Repórter Social

Nenhum comentário: