16 de maio de 2009

Pajelança pra amansar branco

foto de Cláudia Andujar
.
Imperdível esse programa sobre pajelança gravado em Março de 1986 e agora disponível no site Programa de Índio. Itabira Suruí, Biraci Yawanawá, a antropóloga Lúcia Andrade, que trabalha com os Assurini, Karaí-Mirim Guarani e o médico João Paulo Botelho falam sobre os pajés e sobre a pajelança feita por Raoni para o cientista Augusto Rushki.
.
Num final de tarde de domingo, no dia 30 de junho de 1985, a voz e o pensamento do povo indígena de nosso país chegava pela primeira vez aos ouvintes da Rádio USP FM, pelos 93,7 MHz, numa experiência inovadora e inédita: o Programa de Índio. O programa de rádio idealizado e realizado pelo Núcleo de Cultura Indígena-NCI, braço oficial da União das Nações Indígenas, abriu um espaço importante de comunicação entre as aldeias indígenas e o público urbano, de forma direta e original. Um “programa de índio para amansar brancos”…
.
O programa semanal de 30 minutos de duração era conduzido por Ailton Krenak, Álvaro Tukano e outras pessoas indígenas de várias etnias, trazendo o som das aldeias, a palavra criadora, as informações sobre o cotidiano e as expectativas dos povos indígenas de nosso país, a música ritual, as cerimônias. Com muita verdade, como se fosse uma conversa em volta do fogo, o povo indígena se apropriou do importante instrumento que é o rádio para se fazer ouvir e conhecer, num momento de grandes transformações sociais e políticas.
.
Ver em: Programa de Índio

Nenhum comentário: