13 de agosto de 2009

Alce Negro, o grande Wichasha Wakan

Alce Negro (Hehaka Sapa) nasceu em Dezembro de 1863 e faleceu a 17 ou 19 de Agosto de 1950. Foi um famoso "Wichasha Wakan" (Medicine Man ou Holy Man) dos Oglala Lakota (Sioux). Alce Negro (em inglês conhecido como "Black Elk") participara, aos doze anos de idade, da Batalha de Little Big Horn de 1876, e foi ferido no Massacre de Wounded Knee em 1890. Anteriormente, em 1887, Black Elk viajou para a Inglaterra com o Buffalo Bill's Wild West Show. Em seu livro "Black Elk Speaks", de 1932, John G. Neihardt publicou algumas de suas memórias:
.
"Meu amigo, vou contar a você a história da minha vida, como quer; e se fosse apenas a história da minha vida acho que não a contaria; pois o que é um homem que ele deva fazer muito de seus invernos, mesmo quando estes o curvam como uma nevasca pesada? Da mesma forma muitos outros homens viveram e irão viver essa história, até tornarem-se grama sobre as colinas. É a história de toda a vida que é sagrada e boa de se contar, e de nós bípedes partilhando-a com os quadrúpedes e as asas do ar e todas as coisas verdes; pois estes são os filhos de uma única mãe e seu pai é um único Espírito. Esta, então, não é a história de um grande caçador ou de um grande guerreiro, ou de um grande viajante, embora eu tenha feito muita carne no meu tempo e lutado por meu povo tanto como menino quanto como homem, e tenha ido longe e visto terras e homens estranhos. Da mesma forma muitos outros o fizeram, e melhor do que eu. Essas coisas irei lembrar de passagem, e freqüentemente elas parecerão ser a história em si, como quando eu a estava vivendo em felicidade e tristeza. Mas agora que posso ver toda ela como se do topo solitário de uma colina, eu sei que foi a história de uma visão poderosa dada a um homem fraco demais para usá-la; de uma árvore sagrada que deveria ter florescido no coração de um povo com flores e pássaros cantando, e agora está seca; e do sonho de um povo que morreu na neve coberta de sangue. Mas se a visão era verdadeira e poderosa, como eu sei, ela é verdadeira e poderosa ainda; pois tais coisas são do espírito, e é na escuridão de seus olhos que os homens se perdem. "

Em 1904, Black Elk foi batizado no catolicismo como "Nicholas Black Elk", e passou a dedicar-se a converter os Sioux a essa religião. Em 1953, Joseph Brown publicaria seu livro póstumo, "The Sacred Pipe", onde se descreviam os rituais tradicionais sioux.

Vejam mais em Wikipedia. Fonte da Imagem: Buffalo Saloon

Nenhum comentário: