23 de novembro de 2008

O trabalho das Pajés Yawanawa


Em 2006, o jornal britânico Independent chamou a atenção para o "ressurgimento da população indígena brasileira e do seu delicado equilíbrio entre adaptar o mundo moderno e a sua visão de mundo tradicional". Como exemplo das mudanças, foi citada a pajé Katia Luísa, da tribo dos Yawanawa, no Acre, a primeira mulher a ocupar essa função na história da tribo. De acordo com a reportagem, os Yawanawa, "como outras tribos, chegaram perto de desaparecer", mas hoje têm uma população de 620 pessoas e "devem ultrapassar os mil em dois anos". O jornal destacou a importância da primeira pajé como um exemplo de "deixar de lado objeções tradicionais" e cita as palavras do cacique Yawanawa, Taska: "O espírito é o espírito, não tem sexo, então, uma mulher pode ser iniciada no espiritual".

No mesmo ano, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, cinco mulheres foram escolhidas para receber o prêmio Bertha Lutz, uma homenagem, realizada no Senado Federal, em reconhecimento às mulheres que atuam em defesa da cidadania, dos direitos humanos e políticos da mulher brasileira. Entre os vários currículos enviados ao Conselho Mulher-Cidadã Bertha Lutz, foi escolhido o da indígena acreana Raimunda Putani Yawanawá, primeira pajé mulher do Brasil.“Esse prêmio é um reconhecimento à nossa luta, uma forma de respeito às tradições do povo Yawanawá e de todos os povos indígenas brasileiros”, disse a pajé. “É um reconhecimento às mulheres do nosso povo. É uma prova de que as mulheres podem fazer qualquer coisa, um exemplo para nosso povo, para os jovens e crianças”, completou Kátia Yawanawá, irmã de Raimunda e também pajé.

Para se tornarem pajés, Raimunda e Kátia precisaram superar alguns obstáculos. Venceram o preconceito dos sábios de seu povo e passaram um ano isoladas na mata, comendo alimentos crus e tomando apenas uma bebida especial a base de milho. Fizeram o juramento ao Rare – raiz da planta mais sagrada para o povo Yawanawá, que representa o Criador – e se tornaram pajés. Agora, são guias e conselheiras espirituais da tribo, guardiãs dos usos, costumes e sabedoria de seu povo.

Fonte: Reviver Saúde Holística , Funai e Altino Machado

Um comentário:

Dona Sra. Urtigão disse...

Me espantei com as unhas cuidadosamente "manicuradas" , com esmalte, ao modo "civilizado", tintas derivadas de petróleo...estou delirando ?