Pizango pode ser Presidente
Na segunda-feira 12 de outubro, antes de iniciar a Movilización por la Minga Global en Defensa de la Madre Tierra em Lima, Miguel Palacín, Coordenador Geral da CAOI (Coordinadora Andina de Organizaciones Indígenas) anunciou que o líder indígena amazônico Alberto Pizango, asilado na Nicarágua, será candidato presidencial nas eleições de 2011 pelo partido Perú Plurinacional.
Palacín, que também é dirigente do Movimiento Cumbre de los Pueblos (MCP), um espaço de articulação entre sindicatos, agremiações camponesas, agrárias e comunidades afetadas pela mineração, assinalou que as bases e as comunidades andino-amazônicas decidiram que Pizango seja o candidato que os represente. Por isso, uma delegação do MCP viajou a Manágua para consultar ao líder amazônico, o qual aceitou a decisão das comunidades. Assim como o fez quando como presidente de AIDESEP (Asociación Interétnica de Desarrollo de la Selva Peruana) foi interlocutor dos povos amazônicos ante o governo aprista, para defender a cultura e os territórios ancestrais, que após o Massacre de Bagua provocou a perseguição política, motivo dele hoje estar na Nicarágua.
O Coordenador Geral da CAOI acrescentou que Pizango será o candidato presidencial de Perú Plurinacional, partido que se ganhar os comícios, devolverá o poder aos povos originários que foram despojados deste, há mais de quinhentos anos.
Fonte: Mariategui e Chaskinayrampi
Nenhum comentário:
Postar um comentário