12 de setembro de 2008

Game pode ensinar línguas indígenas


REZ WORLD™ - THE GAME: A empresa Thornton Media, Inc., líder em "Ferramentas de Linguagem para Nações Indígenas", apresenta REZ WORLD™, o primeiro Video-Game 3D que ensina línguas nativas. O jogo ensina a falar línguas e a ter conhecimento cultural. Os estudantes aprendem jogando divertidamente numa simulação das comunicações da vida social real. Isto envolve "humanos virtuais inteligentes" que reconhecem a fala do usuário, atitudes e envolvimentos sociais.

A tecnologia foi desenvolvida por cientistas de universidades e tem sido usada com sucesso por estudantes de idiomas. O que a distingue de outros jogos de computadores educacionais é a interação com outros personagens, no caso o Rez World tem como ambiente uma reserva indígena onde você tem que se comunicar em seu próprio idioma para interagir.

O protótipo de "Rez World™ - The game" foi apresentado na NIEA 2007 e se tornou rapidamente um hit. Há que recordar aos usuários do jogo a história da grande maioria das línguas indígenas, pois houveram gerações inteiras que as perderam devido a um premeditado extermínio cultural. A demo do jogo foi criada na língua Cherokee. Para maiores informações, contactem: info@ndnlanguage.com

Fontes: NPR e Thornton Media

Nenhum comentário: