19 de julho de 2008

Da Vine = Jagube

O norte-americano Loren Miller conseguiu em junho de 1986 patentear nos EUA uma suposta "nova e distinta" variedade (designada então "Da Vine) de Banisteriopsis caapi , o nativo cipó jagube, utilizado como um dos principais ingredientes do tradicional composto enteogenico sul-americano conhecido como ayahuasca ou Daime. O biopicareta norte-americano alega em sua descrição para a patente que "a planta foi descoberta crescendo num jardim doméstico na floresta tropical amazônica".

Em 1994, o conhecimento desta patente chegou ao COICA, organização indígena que coordena os interesses cerca de 400 grupos nativos da bacia Amazônica. A COICA então contatou o Centro para Legislação Ambiental Internacional (CIEL), que por sua vez requisitou um reexame da patente, alegando que a dita 'nova e distinta variedade' não era nem uma coisa nem outra, e que tal concessão contrariava os aspectos públicos e morais da Lei de Patentes dos EUA devido ao conhecido uso tradicional de natureza sagrada da planta pelos nativos da região amazônica. Em 1999, o Departamento de Patentes dos EUA (USPTO) suspendeu a concessão de patente por concordar que a variedade 'Da Vine' não era distinta das variedades apresentadas pela CIEL.

Mas em 2001, o sacana conseguiu convencer o USPTO a manter a patente, principalmente porque pela data de requerimento da patente (1986), esta não estava sujeita as novas regulamentações de reexame, deixando o CIEL inabilitado para prosseguir na anulação da safadeza. Ou seja, está tudo como antes, no quartel de Abrantes. E viva a burrocracia!

Banisteriopsis caapi (cv) 'Da Vine'

Patent Number: US5751P
Publication date: 1986-06-17
Inventor(s): MILLER LOREN S (US)
Applicant(s):
Requested Patent: US5751P
Application Number: US19840669745 19841107
Priority Number(s): US19840669745 19841107; US19810266114 19810521
IPC Classification: A01H5/00
EC Classification:
Equivalents:

----------------------------------------------
Abstract
----------------------------------------------

A new and distinct Banisteriopsis caapi plant named 'Da Vine' which is particularly characterized by the rose color of its flower petals which fade with age to near white, and its medicinal properties.

-------------------------------------------------
Data supplied from theesp@cenettest database

Fonte < Tudo Sobre Plantas. Foto - CHAVE - POA

4 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

Salve! gostaria de permissão para usar em meu blog duas imagens da sua barra lateral.Agradecida, mesmo que não seja possível.Aguardo resposta.

alcanave@gmail.com disse...

as q precisar voismec"e pode dizer pra eu ver se tem melhor resolu;ao nos meus arqs, ok abs

Dona Sra. Urtigão disse...

Muito agradecida. Áh! seu blog foi a maior descoberta que fiz, quando estava desistente da tal "blogosfera" como um mundo de futilidades e vazio.Após o impacto inicial, que ate me fez chorar -ainda sou emotiva demais - por aqui encontrei caminhos que passei a trilhar e que me fazem sentir bem. Agradeço por isso também.
ps: tenho duas filhas que seguem a linha de Mestre Irineu.
Um abraço.

João Soares disse...

Vim da Dona Sra Urtigão
Que maravilha de blogue e de pessoas e que vida nele abunda.Sempre há espécies novas por encontrar.
Seja bem-vindo ao Bioterra!
Um abraço