29 de setembro de 2009

Festa camponesa

A partir deste ano, no dia 29 de setembro, celebra-se, no México, o Dia Nacional do Milho. A data coincide com o dia de são Miguel Arcanjo e com o início da colheita do milho - principal alimento dos mexicanos - na região. Ademais, é véspera da comemoração do Bicentenário da Independência e da Revolução no país.

O Dia Nacional do Milho tem o objetivo de chamar as mexicanas e os mexicanos a lutar por uma nação mais justa e pela proteção do milho no país. Assim, a campanha nacional "Sin maíz no hay país" e a campanha centro-americana "Vamos al Grano", realizam, hoje, o lançamento do Dia Nacional do Milho

Todo o dia de hoje é dedicado a atividades pelo milho. Pela noite, se realizará um "Grito pela independência alimentar" que congregará os cidadãos na defesa da independência alimentar e do milho nativo do México. A programação terminará com o "Fandango" para celebrar o milho.

As atividades começaram pela manhã, com a transmissão radiofônica ao vivo para as rádios comunitárias do México e com videoconferência com representantes de Chiapas, Chihuahua, Jalisco e Veracruz. Ademais, ocorreu a entrega do Pronunciamento pelo Milho no Palácio Nacional. À tarde, realizaram-se atividades com grupos culturais e artísticos.

"É hora de formar uma comunidade ampla e combativa que, com alegria e criatividade, e ao mesmo tempo com força e grande consciência, una-se para declarar o 29 de setembro o Dia do Milho, e a partir desse momento, converte-se, junto com campesinos e campesinas, em guarda dos grãos brancos, amarelos, negros, vermelhos que nos entregaram os deuses como alimento.", afirma o site do Maíz y Libertad.

Mais informações em Sin Maiz no hay País. Fonte: Adital e Juan Sanguino Collado

Nenhum comentário: