30 de setembro de 2009

Cultura Huichole no Caminho de Wirikuta


Os Wirrárikas (Huicholes) da Sierra Madre ocidental (Estados de Jalisco e Nayarit, México), conformam uma das culturas indígenas que mantém saberes e tradições ancestrais, uma cosmovisão própria e diferente, e hoje em dia buscam encontrar um diálogo com a cultura ocidental e conservar-se, frente aos desafios da globalização.

Sua religião consiste em quatro divindades principais: Milho, Águias, Cervos e Peyote, todos são considerados descendentes do Sol, "Tau". Seus atos religiosos são realizados em um monte chamado Wirikuta ou 'Queimado', no estado de San Luis Potosí (México). No documentário disponibilizado agora no Youtube se vê ao xamã (Maarakame) Parinawa, do povoado de Raoreme. Após Tateneira (cerimônia de sacrifício à Mãe Terra) se oficia a cerimônia das crianças, as quais são guiadas em uma viagem do cacto enteogênico Peyote para que conheçam a "autêntica realidade". Os peregrinos devem passar deste mundo ao mais além, porque ao receber o Veado Azul, deixam de ser ordinários, são transformados. "Mas se deve recordar que é apenas temporário - afirmam - porque somos somente homens e mulheres e não deuses".

A religião e sua cosmovisão xamânica vai implícita através da vida do wirrárika, forma parte de sua identidade e está presente ao longo de seu agir, arte, costumes, vestimenta carregada de símbolos e cores, e no cotidiano tanto individualmente como no comunitário. A religião vem a ser um compromisso fundamental em sua existência, é parte de sua cultura e suas diferentes formas de expressão.

Fonte: Ouroboros . Conheçam o site do Centro de Investigación Wixárika !

Nenhum comentário: