12 de junho de 2008

Centro de Memória Hunikuin


Estou indo para o Jordão, assessorando os projetos dos meus amigos e compadres hunikuins à frente do movimento indígena acreano. A comunidade da Terra Indígena Rio Jordão, em nome da Associação dos Seringueiros Kaxinawá do Rio Jordão (ASKARJ), realizará a inauguração festiva, no próximo dia 20 de junho, do "Centro de Memória Hunikuin dos Rios Yuraiá e Tarayá" na aldeia São Joaquim, Rio Jordão, município de Jordão - Acre, e a respeito nos escreve o líder José Floriano Sales, Bane Kaxinawa:

"No final do ano passado (2007) assinamos um convênio para finalização do projeto que já estava em andamento com a força da comunidade. Estamos, portanto, convidando nossos parceiros para inaugurarmos juntos a bela escola da floresta, onde repassaremos parte dos nossos conhecimentos a interessados. O Centro de Memória resulta da força de organização do povo Hunikuin. Para realizá-lo contamos com valiosos apoiadores como é o caso do governo estadual do Acre e o gabinete do Senador Tião Viana.

Nesta inauguração, estarão presentes todas as autoridades Hunikui dos quatro cantos do Acre, além de moradores e colaboradores do Breu, Purus, Envira e Tarauacá, uma confraternização que bem caracteriza essa forte união dos Kaxinawa em sua luta pelos direitos iguais na sociedade da floresta. No evento serão apresentadas festas tradicionais como Katxa Tirim e Nixi Pae. Estas festas marcam o início das atividades de um programa de formação do povo Hunikuin e demais interessados, que passa a ser realizado no Centro de Memória.

Tal iniciativa nos parece muito importante para todos os povos indígenas que dão a si seu próprio valor. Com ela demonstamos que os indígenas não precisam mendigar no "mundo dos brancos". E, mais do que isso, que podemos realizar, de modo coerente, a verdadeira autonomia de nossa identidade cultural.

Queremos participar, cada vez mais, das novas tecnologias renováveis, para não dependermos tão somente do mercado de fora. E também consolidar nossas parcerias com outras entidades nacionais e internacionais, em países como Alemanha, Canadá e Estados Unidos. Assim, podemos trazer experiências para nosso povo e estado que fortaleçam nosso trabalho como um todo.

O Centro de Memória funcionará como uma universidade na floresta. Servirá para o intercâmbio de nossa sabedoria humana e também para avançar nos nossos conhecimentos milenares. Algo disso já se foi e agora queremos cuidar, cada vez mais e trabalhar conjuntamente com bons parceiros. No Brasil, muitas vezes somos tratados como pessoas "sem valor". Mas, recebemos variado apoio e muito respeito em outras regiões do mundo.

Esse projeto tem vários padrinhos importantes como meu avô Alfredo Sueiro Sales (In Memoriam), Txai Terry Aquino, o Governador Arnóbio Marques, meu pai Siã Kaxinawá e todos que acreditaram em nosso pensamento de futuro. Com este evento pretendemos agradecer o apoio do Governo do Estado. Viva a Florestania! Viva os Povos da Floresta! Viva a Nação Hunikuin! Viva o Acre! Viva todas as nações indígenas brasileiras! "

Bane Kaxinawa - Representante do Povo Kaxinawá da Terra Indígena Rio Jordão
contato: (68) 8111-7664 e kaxinawas@gmail.com

Um comentário:

Dona Sra. Urtigão disse...

Ler a saudação "Viva os Povos da
Foresta!" arrancou-me uma quantidade de soluços e me deixou em prantos! Chorei como não chorava ha muito. Que magia é essa? uma saudade imensa do que nem conheço.