18 de outubro de 2008

Encontro em Pucallpa


Um Encontro Binacional se realizará de 30 de outubro a 1 de novembro na cidade peruana de Pucallpa, na qual participarão lideres indígenas e instituições públicas e privadas de Peru e Brasil, cuja fronteira refugia à maior quantidade de povos em isolamento de todo o mundo. O evento é organizado pelo CIPIACI e o Centro de Trabalho Indigenista do Brasil (CTI).

Após o achado de flechas diferentes das utilizadas por indígenas brasileiros que comprovam a fuga de não-contactados peruanos para território brasileiro devido à presença de derrubadas ilegais de madeira, organizações internacionais preparam o primeiro “Encuentro Regional para Garantizar la Protección y el Respeto de los Derechos de los Pueblos Indígenas en Aislamiento de la Frontera Perú-Brasil”.

Considerando a gravíssima situação de vulnerabilidade na qual sobrevivem os indígenas não-contactados da fronteira e a latente necessidade de uma articulação binacional e multisetorial, o Encontro busca formular um plano de ação conjunto que envolva os governos, as empresas e a sociedade civil de Brasil e Peru, com a finalidade de garantir os direitos desses povos.

Segundo o Centro de Trabalho Indigenista do Brasil (CTI), “esta ameaça permanente exige ações inmediatas que garantizem os direitos destes seres humanos. Exige uma visão e articulação mais além das fronteiras: no mínimo, uma perspectiva binacional”.

Para a organização brasileira, urge iniciar um processo de articulação entre organizações indígenas, ambientalistas e de direitos humanos de ambos países.

Antonio Iviche Quique, coordenador geral do Comitê Internacional para a Proteção dos Povos em Isolamento e Contato Inicial (CIPIACI), afirma que os governos de Brasil e Peru estão impulsando projetos de integração econômica, energética e de infraestrutura na fronteira, espaço habitado milenarmente por povos indígenas; e entretanto seus direitos não são considerados em absoluto.

“Estamos no início deste processo de integração e já se estão dando movimentações de indígenas isolados para o Brasil em busca de espaços onde viver, não é necessário fazer muito esforço para entender o que ocorrerá quando estes projetos se intensifiquem”, agrega Iviche Quique.

Cabe ressaltar que Brasil e Peru ostentam juntos 71% da selva amazônica e compartilham cerca de 2.800 Km. de fronteira. Das dez Reservas Territoriais existentes e propostas no Peru, para a proteção de indígenas isolados, sete estão localizadas na fronteira com o Brasil, ou próximas a ela. No lado brasileiro é exatamente na fronteira com o Peru onde se encontram as maiores concentrações populacionais de indígenas isolados do país.

O evento contará com a participação do Governo do Brasil, através da presença do Dr. Márcio Meira, Presidente da Fundação Nacional do Índio - FUNAI, instituição do Estado Federal brasileiro, assim como de José Carlos Meirelles, da Frente de Proteção Ambiental do Rio Envira, dentre outros altos funcionários do país.

Na representação do Peru participarão organizações e federações indígenas com jurisdição ao longo da fronteira, organizações ambientalistas, a Defensoria do Povo e funcionários dos setores envolvidos na problemática dos povos em isolamento.

Contato: Gabriela Mendoza Mendizábal - Oficina de Comunicaciones CIPIACI
Celular: (0051) (1) 997-898-663 - comunicaciones@cipiaci.org

Fontes: CTI e Servindi

Nenhum comentário: