19 de julho de 2007

Especiais

Documentários pertencentes ao acervo da TV Senado e que podem ser assistidos on-line ou encomendados (clique na câmera):

"Ponte entre Povos"
No espetáculo Ponte entre Povos os estudantes apresentam canções indígenas da região e também música clássica com a participação dos índios. Ponte entre Povos permite o conhecimento mútuo de musicalidades valorizando a memória musical indígena, realçando a pluralidade cultural do Brasil. Foi idealizado pela cantora, compositora e pesquisadora Marlui Miranda, com direção e cenografia de Walter Neiva. O projeto contou com o apoio do senador João Capiberibe.
Índios do Acre
A história e a cultura dos povos indígenas do Acre são os destaques deste Especial. O programa mostra a luta dos índios por um espaço na sociedade brasileira e pela convivência com os brancos, além da cultura milenar, da história de folguedos e guerra. O Especial apresenta ainda o Encontro das Culturas Indígenas, ocorrido este ano em Cruzeiro do Sul, região que possui a maior diversidade étnica do país.

Yawanawá, a Força de um Povo
A medicina yawanavá, os rituais e as crenças destes índios estão neste documentário especial. A TV Senado foi até o Acre e mostra que os projetos inovadores nas aldeias, como o computador na escola, não faz este povo perder a sua identidade cultural.


Lévi-Strauss: Saudades do Brasil
No início de sua carreira, o antropólogo, que tem quase cem anos de idade, veio ao Brasil a convite da recém-criada USP. O pensador francês organizou, junto com Mário de Andrade, as famosas expedições aos povos Bororó, Kadiweu e Nambiquara. As expedições foram registradas por uma câmera de cinema e também resultou, quinze anos depois, no livro Tristes Tropiques. A TV Senado entrevistou o antropólogo em Paris e reuniu vários depoimentos como os de Antonio Cândido e Caetano Veloso.
Fonte: TV Senado

Nenhum comentário: